Nesta semana, a campanha publicitária da Câmara Municipal de Caraguatatuba foi analisada pelo Grupo de Estudos Semióticos da FFLCH-USP no LabOrino (Laboratório de Orientação em Estudos Semióticos).
A análise intitulada – ‘Venha para a Câmara: a implicação como estratégia comunicativa em anúncio publicitário’ – foi feita pelo Doutor, Raimundo Isídio de Sousa (Prof. Adjunto DE da Universidade Estadual do Piauí-UESPI), pela Doutora Marion Rodrigues Dariz (Professora da Rede Pública Municipal de Pelotas e Técnica em Assuntos Educacionais – Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul) e pelo jornalista e Mestrando da Universidade de São Paulo, Regis Thiago.

Durante a exposição, os analistas usaram como base teórica a semiótica greimasiana ou semiótica discursiva. Vale lembrar que a escolha dessa teoria se dá por ser a estudada no grupo de pesquisa e por ser ela a teoria da significação que procura explicar os sentidos do texto. Na análise, foi examinado o plano de conteúdo do texto, nesse caso, concebido, metodologicamente, sob a forma de um Percurso Gerativo de Sentido -PGS. (Barros, 2003, p. 188), em seus três níveis: fundamental, narrativo e discursivo, dispostos em uma ordem que parte do mais simples e abstrato para o mais complexo e concreto. Tais níveis de estruturação do sentido servem para compreendermos o conteúdo do texto.
O Ges-Usp (Grupo de Estudos Semióticos da FFLCH-USP) reúne estudantes de vários lugares, de todos os níveis – da Iniciação Científica ao Doutorado – e professores que compartilham o interesse pela semiótica, definida de maneira ampla como teoria geral do sentido e metodologia de análise dos discursos, textos e práticas que o produzem.

