Foto: Divulgação/PMC

Dois caminhões frigoríficos de gelo foram entregues, na quinta-feira (30), pelo governo municipal, aos pescadores artesanais de Caraguatatuba. A solenidade ocorreu na Colônia de Pescadores Z8 Benjamin Constant, no bairro Indaiá, e foi promovida pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

Os veículos foram adquiridos por meio de um convênio com o Ministério da Pesca e Aquicultura e serão utilizados pelos pescadores das comunidades do Porto Novo e Camaroeiro. O objetivo é garantir mais eficiência no transporte do gelo utilizado na conservação dos pescados e mariscos e beneficiar as embarcações e entrepostos da cidade.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, os caminhões irão operar durante sete dias por semana e realizar o transporte diário entre a fábrica de gelo e cada um dos entrepostos uma vez ao dia. Durante feriados, a alta temporada ou em situações de grande volume de produtos, o serviço poderá ser solicitado de forma antecipada, com mais de uma entrega por dia.

Entre as lideranças da comunidade pesqueira, estavam presentes no evento o presidente da Colônia dos Pescadores Z-8 Benjamin Constant de Caraguatatuba, José Roberto Carlota, a presidente da Associação dos Pescadores da Zona Sul de Caraguatatuba e responsável pelo Entreposto do Porto Novo, Ladisla Coelho Crispim, o presidente da Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro e responsável pelo Entreposto do Camaroeiro, Alexander de Oliveira Carreiro e, o presidente da Associação dos Maricultores e Pescadores da Cocanha e responsável pelo Entreposto da Cocanha, José Luiz Alves.

A solenidade também contou com a presença do prefeito Mateus Silva, do secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Auracy Mansano Filho, da secretária adjunta Ana Carolina Muri e de vereadores. Durante o evento, o prefeito Mateus Silva destacou a importância de fortalecer o setor e preservar a identidade cultural ligada à pesca artesanal. “Quando a gente mantém acesa essa tradição pesqueira, mantém viva a nossa arte e a nossa cultura. Vocês trazem essa condição cultural que é a pesca artesanal. Quanto mais fortes vocês estiverem, mais podemos somar forças com vocês. Que essa união continue crescendo e que a gente possa evoluir cada vez mais a nossa arte, a nossa cultura e a nossa tradição pesqueira”, finalizou.