A Câmara Municipal de Caraguatatuba encerrou o primeiro ano da atual legislatura com um balanço expressivo de produtividade e importantes avanços administrativos. O principal destaque de 2025 foi a aprovação da Reforma Administrativa do Legislativo, proposta pela Mesa Diretora. A medida moderniza a estrutura interna da Câmara, com foco na otimização de recursos públicos, valorização dos servidores e maior eficiência na prestação de serviços. (Como pode ser conferido aqui).

Durante coletiva de imprensa, realizada ontem (19), o atual presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba agradeceu aos funcionários e aos vereadores da casa. “Ao adentrarmos esta casa legislativa, testemunhamos, eu e o Guilherme Correa, os acontecimentos do primeiro dia de janeiro.  Entramos na Câmara em 1º de janeiro com grandes desafios.  Um deles era a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).  A situação, que perdurava por um ano e meio, foi resolvida em questão de vinte dias.  Posteriormente, debatemos com os vereadores e servidores a necessidade de uma reforma administrativa.  Entendemos que, para avançarmos em projetos e concursos, era imperativo promover essa transformação, que estava pendente há duas décadas.  Conseguimos aprovar essa reforma em tempo recorde. Agradeço aos servidores por sua colaboração, aos nobres vereadores presentes, e também àqueles que, por compromissos diversos, não puderam estar aqui hoje”, explicou o presidente.

Sobre o futuro e mais modernização da Câmara, foi destacado entre os demais trabalhos, o novo site, aplicativo, tv digital. “Nesse primeiro ano, tivemos uma Câmara muito forte, muito atuante e que vai fazer ao longo dos próximos anos, com certeza, a função de melhorar a vida das pessoas. Nós temos questões digitais, como aplicativos, TV digital, enfim, tudo que vai começar a funcionar no ano que vem.”

Câmara Jovem e Escola Legislativa

Ao falar sobre Câmara Jovem e Escola Legislativa, o vereador e atual presidente destacou sobre o projeto, “a Câmara Jovem não tem pai, não tem mamãe. A Câmara Jovem começou em 2009 com o Omar Kazon. Posteriormente, outros projetos, outros caminhos, ela acabou parando. E alguns anos atrás, veio sendo trabalhado pelo vereador Renato Aguilar junto com o Dr. Carlos Alberto. Um trabalho positivo e parabenizo os dois por isso.”

“Hoje, tenho uma conversa com a Dra. Lalá, e deixei muito claro que nós não iríamos trabalhar com a Câmara Jovem porque nós precisávamos reestruturar, reorganizar a Câmara. Como você traz uma criança, um colégio, um professor pra dentro da Câmara, pra falar sobre a Câmara Jovem, o que o vereador faz, o que os servidores fazem e a Câmara toda desorganizada? Primeiro você põe a casa em ordem, pra depois poder entregar e ensinar como é que é feito o trabalho. Estou fazendo algumas conversas com o Guilherme Correia, que é meu diretor, com a Dra. Lalá, com a Agatha, com a Natasha e se tudo der certo, implantar no ano de 2026.”

O diretor, Guilherme Correa, também explicou sobre a amplitude e importância da Escola Legislativa. “A Escola Legislativa vai muito além da Câmara Jovem. Como a gente falou, uma casa não se constrói do telhado, se constrói da base. Então, a gente focou nessa questão de trazer a reestruturação da casa, pra gente poder receber as crianças no futuro com a Câmara Jovem. E pra deixar muito claro, não são só as crianças da Câmara Jovem. Na ELEC, você tem os universitários, a Câmara Jovem, os estagiários, todos que trabalham dentro da ELEC. A capacitação de todos os servidores, enfim, mas precisamos fazer toda a reforma administrativa para podermos começar a estruturar a Escola Legislativa”, salientou o diretor da Câmara.

A vereadora, Dra. Lalá, também falou sobre o calendário e a importância da Escola Legislativa. “Com essa nova reforma administrativa, a Escola do Legislativa é hoje, um departamento dentro da Câmara Municipal e dentro da Escola do Legislativa nós temos a Câmara Jovem, Câmara Universitária, estágio supervisionado, capacitação dos servidores públicos e a visita monitorada. Aí para o ano de 2026 nós já temos um calendário, muito provavelmente em fevereiro já começa a disparar os editais de funcionamento da Câmara Jovem e da Câmara Universitária para participação das unidades escolares, das universidades e trazer de volta esse importante projeto para a Câmara Municipal, reestruturado, adaptado, dentro dessa reforma administrativa. Então, temos um caminho longo durante o ano de 2026 para trazer de forma reestruturada a Câmara Jovem e a Câmara Universitária”, detalhou a Dra. Lalá.

Durante a coletiva estavam presentes os vereadores Bigode, Maurílio Moreira, Vera Morais e demais funcionários casa.