Limpeza, higienização das mãos, alimentos e talheres, temperatura, embalagem fazem toda a diferença para que um negócio no setor alimentício prospere.
Estes foram alguns dos temas abordados nutricionista Cíntia Araújo, do Banco Municipal de Alimentos no curso “Boas Práticas em Manipulação de Alimentos”, ministrado para 22 pessoas, terça-feira (5), na Videoteca Lúcio Braun, Centro.
No conteúdo também foi passado a armazenação correta de cada tipo de alimento, conferência de data de validade, como congelar e descongelar um produto,, higienização de hortaliças e frutas, manipulação de pescados e frutos do mar, limpeza de equipamentos, acondicionamento de produtos crus, cozidos, assados ou fritos, limpeza de equipamentos, Norma Técnica do Comércio Ambulante e Gêneros Alimentícios (SS142/93R), Regulamentação Técnica sobre boas práticas para estabelecimentos comerciais de alimentos e para serviços de alimentação (Portaria CVS5/13), entre outros.
A aluna Edimara Santos Santana, que trabalha como ambulante para uma grande marca de sorvetes e picolés, disse que aprendeu muito e quer partir para um negócio próprio.
“Quero ter meu próprio carrinho para vender comestíveis. Aprendi muita coisa como por exemplo a temperatura de 180 graus para fritura, que um alimento só pode ser congelado por até três meses, como descongelar certinho, pois não podemos colocar em água corrente ou no sol ou na bancada. A importância de lavar as embalagens, enfim, tirei muitas dúvidas e saí reciclada desta aula”, declarou.
O ambulante Otoniel Timóteo, que vende cachorro quente e tortas de frango, não sabia que vinagre não higieniza corretamente os alimentos e sim uma colher de água sanitária para cada litro de água para sanitizar embalagens, frutas, hortaliças, etc.. “O aprendizado foi importante para meu negócio. Gostei muito de participar e recomendo aos colegas que façam esse curso”, afirmou.
Conhecida na cidade pelos pães comuns e recheados, empadas, brigadeiros, canjica, arroz doce e pudins, Berenice Ramos de Souza também considera a capacitação necessária. “Quem mexe com comida tem que procurar sempre melhorar seu produto para o cliente. Todo cuidado é fundamental. As dicas aprendidas foram ótimas”, concluiu.
Os participantes receberam certificado, válido por um ano, emitido pelo Banco de Alimentos/Cresans, documento exigido pela Vigilância Sanitária para atuação em estabelecimentos do ramo alimentício.
Interessados em participar de novas turmas podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (12) 3883-6548. Para efetivar a inscrição, é necessário informar o nome completo (sem abreviações), CPF e telefone para contato.