Foto: Luís Gava/PMC

Os alunos da EMEF Débora Valle da Silva Pilon e, convidados da escola Jane Urbano Focesi, plantaram mais de 50 mudas de árvores frutíferas no Ciase ‘Governador Adhemar Pereira de Barros’ no Travessão na última quinta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente. Na sexta-feira (6), a ação contemplou os estudantes da EMEI/EMEF Prof. João Benedito Marcondes, no bairro Barranco Alto, que plantaram 20 mudas de variadas espécies na unidade escolar.

O evento faz parte do ‘Projeto Arborizar’, iniciativa da Secretaria de Urbanismo de Caraguatatuba, que alia arborização urbana e educação ambiental, e tem como foco as escolas municipais. O Projeto Arborizar visa estimular o interesse pelo meio ambiente desde a infância. Em parceria com as escolas municipais, promove plantios de árvores e a elaboração de uma cartilha sobre arborização urbana para despertar o cuidado pelo meio ambiente.

Dentro do Ciase Travessão, foram plantadas 50 mudas de árvores frutíferas, principalmente pitangueiras, grumixameiras e goiabeiras. Também foi cultivado guapuruvú, espécie simbólica do povo caiçara tradicionalmente usada para fabricar canoas. Em frente à escola, os alunos plantaram o pau-brasil. Todas as ações de plantio foram realizadas com o auxílio das próprias crianças.

Para a aluna Yara Cecília, 8, plantar uma árvore pela primeira vez foi uma experiência divertida. “Gostei de plantar uma árvore pela primeira vez. Aprendi que é importante plantar para ter bastante frutas e ajudar a natureza.” Quando perguntado, o aluno Andrey Queiróz da Silva, 7, afirmou que o plantio é para todos. “Não é difícil plantar, eu acho que todo mundo deveria fazer isso para cuidar da cidade. É muito legal.” Maria Eduarda, 8, disse que mal pode esperar pelo crescimento das pitangueiras. “Plantar nos dá um monte de frutas gostosas. Quando as árvores crescerem, eu vou querer experimentar as frutas, até mesmo a pitanga.”

Participação Especial

Na sexta-feira (6), durante a ação na EMEI/EMEF Prof. João Benedito Marcondes, a atividade contou com a participação do prefeito Mateus Silva, que além de participar da ação ambiental, visitou as dependências da unidade escolar, uma das novas escolas que passou a atender em tempo integral na cidade e almoçou com os alunos. 

“Nós já temos 17 escolas em tempo integral e o projeto arborizar vai fazer parte desse programa de desenvolvimento”, destacou o prefeito. 

O programa de tempo integral foi instituído pela Lei nº 14.640 de 31 de julho de 2023, que visa fomentar a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica, que atendam estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica.