Foto: Arquivo

O caiçara Carlos Alberto Paulino Ferreira Filho, aluno do 6º semestre de Direito, do Centro Universitário Módulo, representou Caraguatatuba na edição deste ano do Intercâmbio de Sustentação Oral no Superior Tribunal de Justiça (STJ) em Brasília.

O caraguatatubense, sob a coordenação do Prof. Dr. Marcelino Matsuda, pôde conhecer de perto o Congresso Nacional; o Supremo Tribunal Federal (STF) e realizar a defesa, por meio de sustentação oral, de trabalho acadêmico no Superior Tribunal de Justiça (STJ) perante o Ministro e Professor da UDF, Dr. Paulo Dias de Moura Ribeiro. Essa experiência foi um momento único para o estudante de Direito que em sua apresentação disse com orgulho ser caiçara e da cidade de Caraguatatuba. “Excelentíssimo senhor Presidente, permita-me em seu nome cumprimentar os demais Ministros presentes; cumprimento também os demais professores e alunos. Senhor Presidente, não há como conter o nervosismo diante do júbilo que preenche meu coração poder estar perante esta corte de justiça. Esse jovem estudante que vos fala, vem de uma pequena cidade do Litoral Norte Paulista, Caraguatatuba, que se manteve em situação de semi-isolamento até a década de 70. Saibam Vossas Excelências que um jovem caiçara estar nessa Egrégia Corte e ter a oportunidade de usar essa honrosa tribuna, era algo praticamente inimaginável até nos meus melhores sonhos”, disse o jovem no início de sua apresentação. 

Com o objetivo de incentivar a troca de experiências entre todas as instituições da Cruzeiro do Sul Educacional, o encontro contou com a participação de 16 estudantes do curso de Direito da região Nordeste ao Sul do país.

Para a Profª. Ms. Maria Antonia de Lima Ribeiro Furgeri, reitora do Centro Universitário Módulo;ter indicado um aluno nosso para participar em Brasília, vivenciar na prática tudo o que ele tenha aprendido em sala de aula e adquirir também experiências, ou seja, ele aprende e consegue fazer um intercâmbio de conhecimento entre as demais instituições e serem avaliados por uma banca externa que eles nunca viram. Aí existe a participação do aluno, dos professores e dos coordenadores do curso”.

As sustentações orais dos alunos foram avaliadas de acordo com os seguintes critérios: postura, dicção e carga emocional da apresentação, fundamentação sólida e persuasiva; estrutura da apresentação, concatenação de ideias e coerência do pedido.

“Como reitora a gente fica bastante orgulhosa de ver que o aluno participa extra-muro, ele consegue sair desse meio acadêmico e transpor esse meio acadêmico na participação dos projetos e diante disso dar visibilidade da qualidade do curso não só na região como em nível nacional, salientou Maria Antonia. E conclui deixando claro que os jovens não podem desistir de seus sonhos, “os jovens não devem desistir nunca, eles precisam ir à busca dos seus sonhos e fazer com que ele se torne real. Desafios todos terão e eles só serão vencidos quando a pessoa acreditar nela mesma”.

Confira quem também participou:

Felipe Lemos de Carvalho e Francisca Jessyele Sousa dos Reis Oliveira, do UDF
Beatriz Moura Dias e Maria Claudino de Oliveira, do UNIPÊ
Carlos Alberto Paulino Ferreira Filho, do Módulo
César Jan Simonini Raiser Nobre, da FASS
Ricardo Cláudio Vieira Luchesi – Ceunsp
Helyfelys Gomes do Nascimento e Hingriti Leite Paz, da UNICID
Wesley Vargas Rodrigues e Isabela Dórea Santos Lima, da Universidade Cruzeiro do Sul
Isadora Berigo Ferreira e Renato Coelho Junior, da UNIFRAN
Marcílio Batista Machado da Costa, da Cesuca
Vitor Zimermann, da FSG

Matéria publicada no Jornal Massaguaçu de número 20 no ano de 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *