Foto: Divulgação

Caraguatatuba alcança um marco histórico na educação científica. Até esta quinta-feira (27), estudantes de cinco escolas da rede municipal representam a cidade na 19ª Olimpíada Brasileira de Foguetes (Obafog), em Barra do Piraí (RJ), após conquistarem resultados expressivos na etapa classificatória. A participação rendeu à cidade o vice-campeonato nacional, conquistado pelas escolas EMEF Profº Luiz Silvar de Prado, EMEF Profº Ricardo Luques e EMEF Profª Edna Ferraz, além de menções honrosas para as equipes da EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira e EMEF Profª Antônia Antunes Arouca.

Foram selecionadas equipes das escolas EMEF Profª Antônia Antunes Arouca, EMEF Profº Luiz Silvar de Prado, EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira, EMEF Profº Ricardo Luques e EMEF Profª Edna Ferraz, com alunos que realizaram lançamentos superiores a 90 metros, atendendo aos critérios técnicos nacionais da competição. 

A cidade alcançou o vice-campeonato com três escolas da rede municipal: a EMEF Profº Luiz Silvar de Prado, representada pelas estudantes Edlaine Pereira da Paz e Lawinya de Oliveira Godoy, sob orientação da professora Ivanise Aparecida Bruno; a EMEF Profº Ricardo Luques, com os alunos Miguel Cuba Anacleto e Gustavo Mateus da Silva Santos, orientados pela professora Cíntia Fernanda Garcia; e a EMEF Profª Edna Ferraz, com Rafaella Silva Rocha e Sâmilly da Silva Souza, sob orientação do professor Osias de Barros Anunciação. 

A olimpíada é promovida pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA/Obafog) e está entre os maiores eventos científicos escolares do país, reunindo instituições públicas e privadas de diversas regiões brasileiras. 

Além da conquista nacional, Caraguatatuba ainda recebeu Menção Honrosa com outras duas unidades escolares, a EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira, que participou com as alunas Luana Santos de Paulo e Rayssa da Cruz Porte, orientadas pelo professor Renato Esteves Maria; e a EMEF Profª Antônia Antunes Arouca que representou a cidade com os alunos Matheus de Almeida Camacho e Ivan de Oliveira Campos, acompanhados pela professora Andreia Maria da Costa Santos. 

Toda a ação foi coordenada pela Secretaria de Educação, por meio da equipe composta pela professora Tâmara Almeida Pereira e pelo professor Eduardo Gigliotti. 

O trabalho articulado feito pela Secretaria de Educação inclui desde orientações iniciais até os lançamentos nas escolas, por meio do Apoio Pedagógico, envolvendo formação docente, práticas investigativas, construção de foguetes e medidas de segurança para garantir a qualidade e o aprendizado de maneira prática. 

O projeto fortalece a área Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, com integração às Artes (STEM) e incentiva o protagonismo estudantil, o intercâmbio com redes públicas e privadas de ensino, a valorização do trabalho docente e a projeção da educação pública municipal como referência em inovação científica. 

Além da competição, os estudantes poderão concorrer a bolsas do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), com duração de um ano, ampliando oportunidades acadêmicas e despertando vocações voltadas às áreas das ciências e tecnologias. 

A Jornada de Foguetes se configura como uma experiência transformadora, capaz de impactar trajetórias, despertar carreiras e colocar a educação pública de Caraguatatuba em destaque no cenário nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *