Foto: Divulgação

A Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) realiza nesta semana, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, mais uma edição da ‘Quarta Literária da Kaká’. O encontro será na quarta-feira (12/11), às 19h, com a memorialista Iracema Mendes de Souza, popularmente conhecida como Ceminha. A entrada é gratuita.

A autora caiçara, que possui seis livros publicados, é neta, filha e irmã de pescadores da Praia do Camaroeiro, na região central de Caraguatatuba. Suas obras eternizam as memórias do povo caiçara, suas origens e tradições.

As publicações retratam histórias de antigas personalidades da cidade, além de momentos vividos por ela e sua família no Camaroeiro, onde nasceu e vive até hoje. Em uma de suas obras, Ceminha reúne casos, momentos festivos e fotografias de antigos pescadores da cidade. Nesta publicação, em que a figura do pescador é imortalizada, há dados e relatos sobre a Catástrofe de 1967, evento que trouxe muitas perdas, inclusive para as famílias caiçaras e pescadores da região.

Algumas de suas obras estão à venda na livraria do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc), localizado no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, na Praça Dr. Cândido Motta, nº 72, no Centro.

Realizada pela Biblioteca de Artes Leopoldo Ferreira Louzada, em parceria com a Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, a Quarta Literária da Kaká leva esse nome em homenagem à poetisa e escritora Aglaê Magalhães Daniel, que trabalhou por 17 anos na Afonso Schmidt e, mesmo após sua aposentadoria, continuou a colaborar e visitar o local, participando da Comissão Setorial de Literatura e de concursos de poesia.

A Biblioteca está localizada no Polo Cultural e Educacional Profª Eloíza Andrade Antunes, junto à sede da Fundacc, na Rua Santa Cruz, nº 396, no Centro. Mais informações: (12) 3897-5660 ou www.fundacc.sp.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *