Os paratletas de Caraguatatuba do programa Inclusão em Movimento, uma parceria entre as secretarias de Esportes e Recreação, dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e de Educação, faturaram 13 medalhas – oito na natação e cinco no atletismo, no Meeting Loterias Caixa, em São Paulo.
Na natação, Adalberto Romano, faturou medalha de ouro, nos 50 metros borboleta; prata, nos 50 metros costas; bronze, nos 50 metros livre. Já Arthur Demétrio, conquistou medalha de ouro nos 100 metros costas e também nos 100 metros borboleta; medalha de prata nos 100 metros livre, nos 50 metros livre e nos 200 metros medley.
Ellen Cristina Dias Braga (Classe F32) medalha de prata no lançamento de Club e no arremesso de peso. Amanda Bruna Barros da Costa (Classe F-T 37), ouro no lançamento de dardo; e prata nos 100m. Álvaro Alencar Trindade Sobrinho (Classe F-T 37) prata no arremesso de peso e 6º lugar nos 100m.
As competições do atletismo foram no sábado (16) e os paratletas foram acompanhados pelos técnicos Rodrigo Brandt e Fernando dos Santos. As provas de natação foram no domingo (17) e os paratletas foram com o técnico Thiago Intrieri e Lucas Santos.
Para a secretária da Sepedi, Ivy Malerba, os resultados demonstram o quanto o município tem paratletas e técnicos talentosos. “Caraguatatuba retomou, este ano, a valorização das práticas esportivas para pessoas com deficiência por meio do programa Inclusão em Movimento. Levar nossas equipes para competições com paratletas de outros municípios e estados fortalece a experiência deles. As excelentes colocações mostram o quanto temos bons atletas e treinadores, que têm um trabalho consolidado de muitos anos, e estão sempre identificando e desenvolvendo novos talentos. Nossa equipe brilha com o trabalho desenvolvido no programa”, declarou a secretária.
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa é idealizado e criado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e patrocinado pelas Loterias Caixa. Tem como objetivos coroar o desenvolvimento da prática esportiva nos municípios e estados de nosso país, contribuir para o aprimoramento técnico das modalidades em disputa e propiciar oportunidades de competição aos atletas de elite e apresentação dos valores do paradesporto brasileiro.
Programa Inclusão em Movimento
O programa “Inclusão em Movimento” tem como objetivo fortalecer a educação e o esporte inclusivos, estimular o desenvolvimento e prática da atividade física, potencializar as modalidades paradesportivas para o desenvolvimento de talentos para o esporte de rendimento paralímpico.
O programa é desenvolvido em três eixos, sendo capacitação e sensibilização de professores, participação comunitária com atividades de grupo em espaços inclusivos e desenvolvimento do paradesporto, com treinamentos e inserção de atletas em competições.
As inscrições para as modalidades paradesportivas que trazem os critérios de classificação conforme o Comitê Paralímpico Brasileiro, podem ser feitas no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) ou na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi).