A exposição “Mãos que Incendeiam”, dos adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ofertado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Caraguatatuba, está em exibição no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, até o dia 28 de fevereiro. A mostra é gratuita e aberta ao público.
A mostra conta com 15 obras produzidas pelos próprios atendidos em exibição. A exposição convida o público a refletir sobre identidade, criatividade e protagonismo juvenil, além de destacar a arte como uma forma simbólica de “incendiar” o mundo com ideias positivas e novos olhares sobre a realidade.
A iniciativa valoriza o protagonismo juvenil, ao permitir que os adolescentes sejam autores de suas próprias narrativas, além de reforçar o fortalecimento de vínculos, já que o processo coletivo de criação artística estimula a empatia, a colaboração e o convívio social.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tem como foco o desenvolvimento humano e social, por meio de atividades artísticas, culturais, esportivas e lúdicas. Entre seus objetivos estão o fortalecimento dos laços familiares e comunitários, a promoção da autonomia e do protagonismo de crianças, adolescentes, jovens e idosos, além da prevenção de situações de risco social, como violência, trabalho infantil e evasão escolar.
O serviço é ofertado nos CRAS ou em entidades parceiras da rede socioassistencial e é organizado por faixas etárias.
O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê está localizado na Avenida José Herculano, nº 5.030, no bairro Morro do Algodão. O espaço funciona de quarta-feira a domingo, das 9h às 16h.
Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (12) 99731-3619, pelo telefone (12) 3897-2530 ou pelo e-mail [email protected], junto à Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

