Foto: Lucas Katumata

Céu azul, sol e um pouco de vento fizeram a festa das crianças e adolescentes do Condomínio Residencial Getuba “Sylvio Luiz dos Santos”, que participam do projeto Colônia de Férias, e tiveram a oportunidade de velejar na praia próximo ao Camaroeiro, com instrutores da escola de vela do Instituto Mar Atlântico, Centro.

O projeto visa ampliar o acesso ao lazer e à cultura, o fortalecimento do vínculo comunitário, o desenvolvimento de habilidades sociais, físicas e cognitivas, o estímulo à consciência ambiental, a valorização do patrimônio local e a promoção da cidadania e da inclusão social. É realizado pela Secretaria Municipal de Habitação com o apoio das secretarias municipais de Assistência Social, Educação, Esportes e Recreação, Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Saúde, Segurança Pública e Mobilidade Urbana.

A menina Vitória Valentine Oliveira, 11 anos, disse que foi a primeira vez que passeou num barco. “Hoje realizei um sonho. Estou muito feliz. Foi incrível”, declarou.

O trio Pedro Ryan Alves Lima, 12 anos, Marcos Henrique Félix Santos, 13 anos, e Marco Antônio Souza, 15 anos, navegaram juntos e repetiram a experiência do ano passado. “Ir para o mar, num barco a vela é muito legal. É uma sensação de aventura”, resumiu Santos.

Após velejarem, os participantes tiveram uma breve aula sobre as várias espécies da restinga, como o jundu, com o biólogo Lucas de Souza, no viveiro de mudas do IMA “Nandé Tekoá” .

A restinga é um ecossistema costeiro associado ao bioma da Mata Atlântica, caracterizado por vegetação adaptada a solos arenosos, salinos e pobres em nutrientes.

O jundu é uma vegetação rasteira de restinga encontrada próxima à linha da costa, formada por gramíneas e arbustos com até 1,5m. É uma vegetação nativa que atua como barreira natural, protegendo a orla contra a erosão e ajudando a fixar a areia da praia. Sua preservação é crucial para o equilíbrio ambiental.

Entre as espécies encontradas em Caraguatatuba estão a salsa-da-praia (Ipomoea pes-caprae), feijão-da-praia (Canavalia rosea), capim-da-praia estepe-da-praia (Senecio crassiflorus), cactos de restinga (Cereus fernambucensis), bromélias de chão, dentre outras.

Instituto Mar Atlântico

O Instituto Mar Atlântico, é uma iniciativa privada, com sede em Caraguatatuba (SP), voltada para o desenvolvimento náutico, sustentabilidade e educação, no programa “Velas ao Vento – Iatismo Socioeducativo” e gerencia o Nandé Tekoá Reserva Sustentável, que cultiva mudas de vegetação de restinga.

A instituição atua desde 2005, como escola oficial de vela, e oferece curso navegação e profissionalização náutica para alunos do Ensino Médio de seis escolas estaduais de Caraguatatuba, uma de Ilhabela e uma de São Sebastião.

“Os participantes saem do IMA com conhecimento para construírem seu próprio veleiro. Mais de 1,3 mil alunos já passaram pelo Instituto. Inclusive o atual secretário de Serviços Públicos da cidade, o João Leme Benavides Alarcon, foi da nossa primeira turma há 25 anos. Nosso trabalho é divulgado pela plataforma de disseminação de conhecimento técnico sobre gestão do Terceiro Setor, a Change X, com sede em Dublin na Irlanda, para todo o mundo. São muitos anos transformando vidas pela educação sobre e mar e a mata e essas pessoas carregam nossa semente no trabalho que desempenham hoje em vários setores. Isso é divino”, disse o gerente executivo do IMA, Yitzak Ibne Kalech e Almeida.

No ano passado, a Nandé Tekoá Reserva Sustentável doou cerca de 400 mudas para o Programa de Recuperação de Vegetação de Praias – Jundu, ação estratégica para revitalizar a orla e preservar a biodiversidade do litoral, iniciado pelo governo municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. O projeto abrange aproximadamente três quilômetros de extensão, entre o Rio Santo Antônio e o Rio Lagoa, na região centro-sul do município.

Além disso, o IMA participa de eventos locais como o Empreenda Caraguá, Navegar Experience, e de ações desenvolvidas por várias secretarias municipais, para promover a agenda ESG – práticas e gestão Ambiental, Social e Governança.

O IMA está localizado na Avenida Arthur Costa Filho, 1.610 – Praia da Bela Vista, Centro, Caraguatatuba, e funciona diariamente das 10h às 17h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *